Planejamento Estratégico em um slide

Eu acho que já falei aqui do Clemente Nóbrega, o irmão do meu amigo Chico. Ele tem alguns artigos e livros bem interessantes, e agora tem lançado também alguns vídeos. Eu gostei bastante deste último vídeo dele (publicado no final deste post), por que apresenta um esquema muito simples de planejamento estratégico, olhando como modelo a Casas Bahia:

CN  Casas Bahia

Se você der uma olhada, você vai perceber que o clemente “disseca” a operação das Casas Bahia, analisando todos os aspectos cruciais e estratégicos do negócio. Cada um dos aspectos indicados no esquema é detalhado por inteiro no vídeo de modo a montar uma estratégia completa.

Uma idéia pra quem está montando uma empresa ou quer fazer uma análise é pegar o slide em branco e fazer a estratégia contrária, ou seja, adaptar o seu negócio ao modelo de estratégia e perceber quais aspectos ainda não estão funcionando orquestrados do jeito que deveriam:

CN  Casas Bahia  vazio

Obviamente, falando assim, parece fácil, mas não é tanto. Pense que cada empresa tem um maneira de ver e de colocar as informações disponíveis nos quadrantes acima, e que cada segmento pode ser diferente do apresentado. Ainda assim, acho que a principal mensagem do esquema é mostrar que é tudo “uma engenharia só”, ou seja, uma só orquestra tocando uma só música!

CN  Casas Bahia  Sintese

Se você conseguir orquestrar a sua empresa em todos os sentidos, especialmente em VENDAS, vai obter sucesso e principalmente vai ser capaz de se escalar (pra cima, preferencialmente, mas pra baixo também), na medida que for crescendo. 

Segue o vídeo do Clemente: http://www.youtube.com/watch?v=5jPpUuKUsDQ&feature=plcp 

Curtiu?

Então dá um clique no coração! 😎 Compartilhe também esse post em sua rede social preferida, deixe um comentário ali embaixo e assine a minha newsletter!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu comentário!

Silvio Eberardo · 2024 © Todos os direitos reservados