A importância das “Personas” para o Marketing de Conteúdo

É cada vez mais comum a gente encontrar justificativas para que direcionados nossos esforços de marketing de conteúdo para o nosso cliente. Ou seja, estamos escrevendo alguma coisa para um grupo de pessoas com características específicas. Já foi o tempo em que a gente escrevia conteúdo para “todo mundo da internet”.

Com o acesso cada vez mais onipresente dos crawlers dos buscadores, quanto melhor posicionado o conteúdo, mais provável que ele seja encontrado pela pessoa certa. Mas como podemos reunir as características deste grupo de pessoas de forma a “testar” se o nosso conteúdo faz sentido? É para isso que existem as “Personas”.

As “Personas” são personagens criados com características específicas daquele grupo de pessoas, personificado como se fosse uma delas. Dessa maneira, sempre que estamos escrevendo um conteúdo ou definindo uma linha editorial de um blog ou ainda criando conteúdo do nosso website, vamos analisar como ele se confronta com aquela Persona que sintetiza um dos meus grupos-alvo. Quanto mais coerente for a minha persona com o grupo-alvo, mais poderei analisar com profundidade a relevância do meu conteúdo e sua adequação ao meu público alvo.

O pessoal da rockcontent e da Resultados Digitais lançou uma ferramenta muito bacana para isso, O Fantástico Gerador de Personas. Trata-se de uma ferramenta que auxilia na criação deste personagem para que você crie conteúdo cada vez mais próximo do que o seu público alvo quer ler. Boa criação de Personas!

Curtiu?

Então dá um clique no coração! 😎 Compartilhe também esse post em sua rede social preferida, deixe um comentário ali embaixo e assine a minha newsletter!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu comentário!

Silvio Eberardo · 2018 © Todos os direitos reservados