5 mandamentos para Blogar!

Cada vez mais fica claro pra mim que esta coisa toda de blog tem um certo método. O que antes parecia uma aventura, um entretenimento, começa a fazer cada vez mais sentido. Ou seja, hoje em dia ler blogs e escrever nos blogs já faz parte da minha rotina de trabalho, assim como antes era parte da rotina ler notícias no jornal.

O blog hoje é uma outra maneira de ler as mesmas notícias que saem nos jornais ou na mídia especializada – ou seja, de saber o que as pessoas estão pensando sobre o que está acontecendo no mundo sobre os mais diferentes tópicos – porém, no blog estamos em uma conversa em andamento, e sem fim.

Pode não parecer claro pra todo mundo o tempo todo, mas todo blog busca audiência qualificada. E para conseguir isso é preciso seguir um certo conjunto de regrinhas, que aqui chamamos “Mandamentos”:

1 – Mantenha o foco – É dificil, eu sei. Com um pouco menos de cuidado, um blog temático pode acabar virando um blog sobre “as coisas que passam na minha cabeça”. Mas o principal risco de mudar de foco (ou sair do assunto) uma vez que se tem uma audiência cativa, é levar uma bronca dos seus próprios leitores.

2 – Seja objetivo – Não enrole (ou pelo menos tente): vá direto ao tema.

3 – Leia e comente em blogs afins – além de formar e gerar mais conteúdo para a sua mente, ler e comentar blogs vai formar uma cadeia de pessoas que conhecerá (e em pouco tempo lerá) o que você pensa.

4 – Seja freqüente – Mantenha o seu público contente – escreva mais, dê a eles mais conteúdo. É isso que eles precisam para serem felizes. Blogs são conversas em andamento e ninguém gosta quando alguém pára um assunto pela metade.

5 – Seja relevante – E finalmente, claro, seja relevante. Não crie um blog para não colocar nada de novo, ou seja, conteúdo relevante para a sua audiência.

PS: Se você precisa trabalhar e ainda blogar, veja o guia de um dia na vida de um blogueiro, no Logic+Emotion

1 comentário

  1. La Batalema Pitonisto

    Engraçado, tenho vistos outros blogueiros comentando sobre o mesmo assunto…

    Não estou afim de postar sobre isso, mas vou aproveitar que você postou e vou comentar (e tirar de meus ombros a responsabilidade de escrever um post, hehehehe).

    O que mais me irrita em alguns blogs – obviamente não é o caso deste blog 😉 – é a falta de objetividade: é quando o cara escreve, escreve, escreve e não chega ao ponto (eu mesmo às vezes faço isso).

    No entanto o que considero mais difícil nestes mandamentos é o quinto mandamento. É muito difícil em meio a tanta gente boa ser relevante.

    []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *