Blogs Corporativos, a revolução…

Hoje, 17 de dezembro, os blogs comemoram 10 anos de vida. Foi em 1997 que Jorn Barger cunhou o termo “weblog” para descrever a lista de links que mostrava a sua navegação pela web. No conceito de Jorn, o blog seria como é hoje um del.icio.us.

Felizmente, o conceito evoluiu e se transformou numa ferramenta de expressão pessoal e corporativa na internet. Em ambos os casos, os blogs tornam possível que as conversações existentes sobre qualquer tema possam também ser compartilhadas e encontradas por pessoas com interesses em temas afins. Em 2005, quase três anos atrás, os blogs deixaram de ser uma ferramenta de adolescentes e começaram a fazer parte do mundo corporativo: a BusinessWeek publicou um artigo de capa sobre o assunto, chamando atenção para a relevância do uso dos blogs nas empresas.

A principal revolução, que impacta na vida de todos, é permitir que as pessoas possam assumir um papel protagonista no relacionamento entre elas, empresas, instituições e etc. Redes sociais, compartilhamento de arquivos e informações, e também os blogs, fotologs e videologs são também algumas das características desta mudança de paradigma.

Tim O´Reilly consegue colocar um divisor de águas quando delimita esta nova visão do mundo com o conceito de Web 2.0, e suas diversas aplicações e expressões. Mesmo que ainda não sejam 100% claros os limites entre Web 1.0 e Web 2.0 percebem-se novos conceitos, ferramentas e principalmente a maneira que as pessoas se relacionam. Existem alguns vídeos que ilustramn um pouco mais sobre tudo isso, como o The Machine is Us/ing Us ou o vídeo do Rafinha, feito no Brasil.

O impacto desta mudança é destacado em The Cluetrain Manifesto, the end of business as usual. No livro os autores dão algumas dicas sobre o poder destas conversações e de como será o mercado e como é o comportamento do novo consumidor dentro desta nova realidade. Em síntese, as empresas não serão conhecidas apenas pelo que elas dizem delas mesmas, mas principalmente através da amplificação do que o mercado tem a dizer sobre estas empresas. E os blogs são certamente um dos eixos fundamentais deste processo. Segundo o Technorati, cerca de 120 mil novos blogs são criados por dia, representando um aumento no interesse por este novo tipo de comportamento e comunicação.

Seguindo ainda nesta linha, e após ler o artigo do O´Reilly, temos duas impressões: a primeira é que uma das empresas mais Web 2.0 do planeta é o Google. A segunda é que as empresas (em especial as de tecnologia) vão precisar correr atrás do prejuízo, ou seja, estarem por dentro do que significa a Web 2.0. É é isso que as empresas e pessoas estão fazendo.

Recentemente, o Fábio Cipriani, autor do livro Blogs Corporativos, publicou uma relação das 14 empresas mais blogueiras. A relação me surpreendeu principalmente por trazer com principal empresa blogueira a Microsoft, muitíssimo distante de todas as outras (fora a Sun), e principalmente, tão distante do Google:

  1. Microsoft – 4500 blogs
  2. Sun Microsystems – 3778 blogs
  3. ThoughtWorks – 152 blogs
  4. SAP – 147 blogs
  5. IBM – 140 blogs
  6. Adobe – 118 blogs
  7. Google – 83 blogs

A Microsoft está certa. É preciso estar lá. É preciso marcar presença. Estamos num processo irreversível que está levando as empresas e as pessoas a conduzirem conversações na web sobre você, sua empresa e sobre os seus produtos. E neste ritmo, ou você está no controle do que está acontecendo ou está a deriva.

Quando você ou sua empresa (ou ambos) vão ter um blog?

PS: O artigo de Tim O´Reilly sobre Web 2.0 tem também uma versão em português aqui e também um vídeo curtinho em inglês sobre o tema aqui.

0

Curtiu?

Então dá um clique no coração! 😎 Compartilhe também esse post em sua rede social preferida, deixe um comentário ali embaixo e assine a minha newsletter!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário!

Silvio Eberardo · 2020 © Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!