A Folha realizou uma pesquisa com 27 especialistas de tecnologia do Brasil e do mundo (de blogueiros a CEOs), para selecionar os melhores e os piores da tecnologia em 2007. A reportagem completa está aqui.
Abaixo alguns comentários sobre o melhor e o pior, que são antagonicamente, o iPhone e o Windows Vista, ou seja, dois produtso com características de inovação.
O pior: Microsoft Windows Vista
Ainda não tive a oportunidade de usar o Windows Vista, mas a primeira impressão é que o sistema está tentando fazer o que o Mac OS já faz há algum tempo.
Mas acho que existem novidades além da interface, na própria concepção do sistema operacional. Mas também tenho certeza que não é este o fator mais importante quando os clientes estão procurando um sistema operacional.
O Windows Vista, o novíssimo sistema operacional da toda-poderosa Microsoft, foi considerado o pior produto de informática do ano por um eclético júri de especialistas brasileiros e estrangeiros ouvidos pela Folha ao longo deste mês. O resultado da escolha dos 27 jurados ecoa a seleção da revista norte-americana “PC World”, que considerou o Vista a grande decepção do ano, e outras listas da imprensa especializada.
Apesar das vendas fabulosas –no ano fiscal de 2007, a Microsoft vendeu mais de 55 milhões de licenças do Vista–, houve forte reação desfavorável. E a Microsoft acabou aceitando o downgrade –a desatualização, a volta atrás: se você comprar um PC com Vista e não gostar, pode trocar o sistema pelo antigo Windows XP.
A própria Microsoft avalia: “Francamente, o mundo não estava 100% pronto para o Windows Vista”, disse o vice-presidente corporativo da empresa, Mike Sievert, em entrevista à imprensa dos EUA.
O melhor: Apple iPhone
Conheci outro dia um cara que tem 5 iPhones e desenvolve aplicações para iPhones. O aparelhinho é fantástico, apesar de ter também um grande quantidade de restrições (nada que não seja contornável) 😉
As empresas de telefonia estão fazendo fila para terem aqui no país a possibilidade de vender o iPhone. Basta agora acertarem no preço.
Longas filas de espera e preços salgados não impediram que o iPhone, da Apple, e o Wii, da Nintendo, fossem eleitos pelo júri da Folha como os melhores produtos de 2007, conquistando consumidores aficionados por tecnologia e dispostos a investir em gadgets de entretenimento. Os equipamentos receberam 14 votos e 7 votos, respectivamente.
Lançado no meio deste ano nos EUA (e sem previsão de chegar oficialmente ao Brasil), o iPhone se tornou alvo de hackers, que desbloquearam o aparelho, permitindo que ele funcionasse com outras operadoras que não a AT&T. Preço alto, conexão 2.5G e contrato vinculado foram criticados. Mas o design arrojado da Apple, a tela sensível ao toque e a multifuncionalidade do aparelho –que tem câmera fotográfica e MP3 player, navega na internet e, claro, faz ligações– conquistaram os usuários.
“O iPhone inaugurou uma nova era em usabilidade de smartphones”, diz Manoel Lemos, do BlogBlogs. “Bola fora por ainda estar bloqueado na maioria dos países”, completa.
Conclusão
O que a Microsoft precisava fazer para ter os seus clientes 100% prontos para o Vista? O mundo estava pronto para o iPhone? O que a Apple fez para o mundo estar pronto para o iPhone? E o que Marketing tem a ver com isso tudo?
Olá Silvio,
Great Post. Acho que não vou aguentar esperar o iPhone chegar aqui… Eu já testei um, é brilhante!
Eu ainda estou sem blog.
Quando nos vemos? Tá quase na hora, né? Férias passa rápido!