Cinco coisas que você pode fazer por você (e sua carreira)

Já faz algum tempo que eu não escrevo algum post sobre mercado de trabalho, crescimento profissional e correlatos. Quando escrevi este artigo foi pensando naquelas pessoas que estão buscando organizar suas carreiras e não sabem bem por onde começar. Assim, montei um artigo pensando sobre quais são as coisas importantes para qualquer profissional em qualquer área.

1. Leia – Em geral, o brasileiro não lê. Pra piorar, o brasileiro que lê, lê muita besteira. Tenho certeza que a leitura ajuda as pessoas em vários aspectos: cultura geral, vocabulário, conhecimentos específicos. Escolha um tema que você goste ou que tenha a ver com o seu trabalho e leia.

2. Escreva – Não tenha medo de escrever. Faça que nem quando você canta no banheiro: escreva para você mesmo! Ou escreva para os outros. Não estou falando do miguxês que aparece no orkut. Estou falando de português. Escreva qualquer coisa, nem que seja num pedaço de papel, só pra começar. Isso ajuda a você a ter fluência e saber se expressar na forma escrita, o que vai ajudar muito na sua vida profissional. Não adianta ter boas idéias, se você não sabe colocar elas no papel de modo que os outros entendam;

3. Fale inglês – O idioma americano é um importante complemento para praticamente qualquer carreira. Se você não sabe nada, já está atrasado. Se está só um pouco enferrujado e precisa melhorar, são várias as oportunidades de aprimorar o seu inglês. Tente ver um filme sem legendas, ou veja como é possível ganhar vocabulário traduzindo você mesmo uma letra de música que você gosta. A fluência se conquista na prática.

4. Seja informatizado – A tecnologia já faz parte da vida das pessoas. Se você já sabe usar direitinho o seu micro, usar bem um processador de texto, copiar aquivos pra um pen drive e sabe fazer buscas na internet, você está a poucos passos de tirar proveito de mais coisas. Existem uma série de aplicativos e ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia, como por exemplo, ferramentas para gravar vídeos (ou aulas), cursos online gratuitos, etc. Não tenha medo e adquira o hábito de fuçar e entender de tecnologia.

5. Nunca pare de estudar – Nunca deixe os seus conhecimentos estacionados. Procure cursos de extensão em universidades, cursos de férias, cursos online, ou quem sabe até mesmo uma segunda graduação. O seu horizonte se amplia quando os conhecimentos são plurais.

Não quero dizer que quem não pratica as sugestões acima não vá se dar bem. Mas tenho certeza que com estes passos, que são muito simples, você pode se tornar uma pessoas e um profissional muito mais interessante.

Curtiu?

Então dá um clique no coração! 😎 Compartilhe também esse post em sua rede social preferida, deixe um comentário ali embaixo e assine a minha newsletter!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu comentário!

Silvio Eberardo · 2024 © Todos os direitos reservados